
O Coordenador de projetos setoriais da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Paulo Roberto da Silva, e o Analista Emerson Raiol visitaram o Espírito Santo entre os dias 07 e 09 de dezembro, quando tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade do arranjo produtivo de rochas ornamentais. A programação contou com reuniões em Vitória, Vila Velha, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.
A Agência e o Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais) são parceiros na execução do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto setorial que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras. O estado capixaba foi escolhido para a visita por ser o maior exportador nacional do segmento e reunir a maior concentração de empresas por metro quadrado.
Além de visita as empresas do setor, a agenda incluiu reuniões estratégicas como visita a um terminal portuário e bate-papo sobre a nova Vitória Stone Fair. Participaram da programação o presidente do Centrorochas, Tales Machado; o vice, Fabio Cruz; o diretor executivo, Celmo de Freitas; o gestor do projeto, Rogério Ribeiro; a gestora de relacionamento, Mila Romanelli; e a assessora de comunicação, Karina Porto Firme. Saiba mais sobre as visitas:
Dia 01 (07/12 – Vila Velha e Vitória)
– TVV
A agenda foi aberta pela visita ao Terminal Portuário de Vila Velha, TVV, operado pela Log-in Logística Intermodal. Em um tour guiado, o executivo comercial do porto, Daniel Correa, apresentou a estrutura local, os processos e melhorias previstas, como a instalação de dois novos guindastes em janeiro de 2022. De origem alemã, cada máquina suporta até 150 toneladas (o atual comporta até 45 toneladas). A melhoria tornará os processos de embarque e desembarque ainda mais ágeis.
– Comitê Gestor
Realizada a primeira reunião do comitê gestor do It’s Natural em formato híbrido. Na abertura, o Gestor do projeto da ApexBrasil, Emerson Raiol, ressaltou a importância da visita e falou sobre a relevância do setor de rochas nacional. Em sua participação, o coordenador Paulo Roberto da Silva, enfatizou que o segmento sempre se mostrou ativo na promoção de seus produtos, cruzando fronteiras em busca de novos clientes e mercados potenciais.
Membros do comitê gestor participantes da reunião: Daniel Salume, Gabriel Cabeza, Gustavo Probst, Leonardo Tatagiba, Cristiani Mineti, Renan Catelan e Tales Machado. A agenda contou também com a participação do gestor do projeto, Rogério Ribeiro, e do diretor executivo, Celmo de Freitas.
Assuntos em pauta debatidos pelo grupo participante: detalhamento da agenda de visita ApexBrasil; participação do projeto na feira Kbis 2022; previsão de lançamento do edital de ações personalizadas; balanço da prestação de contas e previsão de auditoria; sorteio e próximos passos para a Coverings 2022.
– Vitoria Stone Fair
Em reunião na sede da Milanez & Milaneze, empresa responsável pela organização das feiras brasileiras do setor de rochas Vitoria Stone Fair e Cachoeiro Stone Fair, os membros da ApexBrasil puderam conhecer o novo conceito da feira internacional que acontecerá de 15 a 18 de fevereiro de 2022. A CEO da empresa, Flávia Milaneze, mostrou as novidades. Totalmente repaginada, a Vitoria Stone Fair estreará projetos especiais focados em oferecer uma experiência diferente aos visitantes.
Dia 2 (08/12 – Cachoeiro de Itapemirim)
– Pedreira de mármore branco
O segundo dia começou com visita à pedreira de mármore branco da Imil, uma das mais tradicionais empresas do setor no Brasil. Operando desde 1946, a empresa possui 64 hectares de propriedade e uma área de mineração com 52 hectares. 100% do que é produzido no local é aproveitado, seja em bloco, talha bloco, pedra marroada ou saibro. Acompanhados pelo engenheiro Cláudio Carneiro, os visitantes acompanharam o tombamento de uma prancha com cerca de 700 toneladas.
– Visita à Magban
Seguindo o processo produtivo do bloco, após a extração, as rochas ornamentais seguem para a indústria onde são beneficiadas. Em visita guiada à Magban pelos sócios Tales e Gonsalo Machado, os visitantes conheceram o processo produtivo da empresa que conta com jazidas próprias e, atualmente, distribui seus produtos para mais de 50 países.
– Visita à Pettrus
Uma das precursoras na oferta de rochas ornamentais semipreciosas e superexóticas, a Pettrus se caracteriza pela exclusividade de materiais de altíssimo padrão de qualidade. O proprietário da empresa, Maxwell Viquietti Alcântara, mostrou o maquinário moderno e com tecnologia de ponta, como uma máquina italiana de polimento, uma das poucas unidades existentes no Brasil.
Dia 3 (09/12 – Serra)
– Visita à Zucchi
A visão empreendedora e de constante investimento em equipamentos com tecnologia de ponta foi destaque durante a visita à Zucchi. O tour à área industrial foi conduzido pelo diretor comercial, Leonardo Tatagiba, que detalhou todo processo produtivo e destacou sobre a renovação de 100% do maquinário que começará a operar até o final de março. Uma das máquinas já está em operação, capaz de esculpir esculturas com detalhes que impressionam.
– Visita à Brasigran
A agenda de visitas se encerrou com uma visita à Brasigran, empresa referência no setor que com apoio de sua empresa mãe, a Mineração Corcovado, especializada na extração de materiais exóticos exclusivos de jazidas próprias e com ampla atuação no mercado externo, é uma das líderes nacionais em exportação de chapas e produtos acabados. O tour à indústria foi guiado pelo diretor comercial, Ricardo Schevz, que apresentou Brasigran Home, área dedicada à execução de projetos.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Superando expectativas de ne ...
22 de fevereiro de 2025
Geração de negócios marca ...
22 de fevereiro de 2025
Marmomac faz estreia no Bras ...
19 de fevereiro de 2025