O Coordenador de projetos setoriais da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Paulo Roberto da Silva, e o Analista Emerson Raiol visitaram o Espírito Santo entre os dias 07 e 09 de dezembro, quando tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade do arranjo produtivo de rochas ornamentais. A programação contou com reuniões em Vitória, Vila Velha, Serra e Cachoeiro de Itapemirim.
A Agência e o Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais) são parceiros na execução do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto setorial que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras. O estado capixaba foi escolhido para a visita por ser o maior exportador nacional do segmento e reunir a maior concentração de empresas por metro quadrado.
Além de visita as empresas do setor, a agenda incluiu reuniões estratégicas como visita a um terminal portuário e bate-papo sobre a nova Vitória Stone Fair. Participaram da programação o presidente do Centrorochas, Tales Machado; o vice, Fabio Cruz; o diretor executivo, Celmo de Freitas; o gestor do projeto, Rogério Ribeiro; a gestora de relacionamento, Mila Romanelli; e a assessora de comunicação, Karina Porto Firme. Saiba mais sobre as visitas:
Dia 01 (07/12 – Vila Velha e Vitória)
– TVV
A agenda foi aberta pela visita ao Terminal Portuário de Vila Velha, TVV, operado pela Log-in Logística Intermodal. Em um tour guiado, o executivo comercial do porto, Daniel Correa, apresentou a estrutura local, os processos e melhorias previstas, como a instalação de dois novos guindastes em janeiro de 2022. De origem alemã, cada máquina suporta até 150 toneladas (o atual comporta até 45 toneladas). A melhoria tornará os processos de embarque e desembarque ainda mais ágeis.
– Comitê Gestor
Realizada a primeira reunião do comitê gestor do It’s Natural em formato híbrido. Na abertura, o Gestor do projeto da ApexBrasil, Emerson Raiol, ressaltou a importância da visita e falou sobre a relevância do setor de rochas nacional. Em sua participação, o coordenador Paulo Roberto da Silva, enfatizou que o segmento sempre se mostrou ativo na promoção de seus produtos, cruzando fronteiras em busca de novos clientes e mercados potenciais.
Membros do comitê gestor participantes da reunião: Daniel Salume, Gabriel Cabeza, Gustavo Probst, Leonardo Tatagiba, Cristiani Mineti, Renan Catelan e Tales Machado. A agenda contou também com a participação do gestor do projeto, Rogério Ribeiro, e do diretor executivo, Celmo de Freitas.
Assuntos em pauta debatidos pelo grupo participante: detalhamento da agenda de visita ApexBrasil; participação do projeto na feira Kbis 2022; previsão de lançamento do edital de ações personalizadas; balanço da prestação de contas e previsão de auditoria; sorteio e próximos passos para a Coverings 2022.
– Vitoria Stone Fair
Em reunião na sede da Milanez & Milaneze, empresa responsável pela organização das feiras brasileiras do setor de rochas Vitoria Stone Fair e Cachoeiro Stone Fair, os membros da ApexBrasil puderam conhecer o novo conceito da feira internacional que acontecerá de 15 a 18 de fevereiro de 2022. A CEO da empresa, Flávia Milaneze, mostrou as novidades. Totalmente repaginada, a Vitoria Stone Fair estreará projetos especiais focados em oferecer uma experiência diferente aos visitantes.
Dia 2 (08/12 – Cachoeiro de Itapemirim)
– Pedreira de mármore branco
O segundo dia começou com visita à pedreira de mármore branco da Imil, uma das mais tradicionais empresas do setor no Brasil. Operando desde 1946, a empresa possui 64 hectares de propriedade e uma área de mineração com 52 hectares. 100% do que é produzido no local é aproveitado, seja em bloco, talha bloco, pedra marroada ou saibro. Acompanhados pelo engenheiro Cláudio Carneiro, os visitantes acompanharam o tombamento de uma prancha com cerca de 700 toneladas.
– Visita à Magban
Seguindo o processo produtivo do bloco, após a extração, as rochas ornamentais seguem para a indústria onde são beneficiadas. Em visita guiada à Magban pelos sócios Tales e Gonsalo Machado, os visitantes conheceram o processo produtivo da empresa que conta com jazidas próprias e, atualmente, distribui seus produtos para mais de 50 países.
– Visita à Pettrus
Uma das precursoras na oferta de rochas ornamentais semipreciosas e superexóticas, a Pettrus se caracteriza pela exclusividade de materiais de altíssimo padrão de qualidade. O proprietário da empresa, Maxwell Viquietti Alcântara, mostrou o maquinário moderno e com tecnologia de ponta, como uma máquina italiana de polimento, uma das poucas unidades existentes no Brasil.
Dia 3 (09/12 – Serra)
– Visita à Zucchi
A visão empreendedora e de constante investimento em equipamentos com tecnologia de ponta foi destaque durante a visita à Zucchi. O tour à área industrial foi conduzido pelo diretor comercial, Leonardo Tatagiba, que detalhou todo processo produtivo e destacou sobre a renovação de 100% do maquinário que começará a operar até o final de março. Uma das máquinas já está em operação, capaz de esculpir esculturas com detalhes que impressionam.
– Visita à Brasigran
A agenda de visitas se encerrou com uma visita à Brasigran, empresa referência no setor que com apoio de sua empresa mãe, a Mineração Corcovado, especializada na extração de materiais exóticos exclusivos de jazidas próprias e com ampla atuação no mercado externo, é uma das líderes nacionais em exportação de chapas e produtos acabados. O tour à indústria foi guiado pelo diretor comercial, Ricardo Schevz, que apresentou Brasigran Home, área dedicada à execução de projetos.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Veja também
Rodadas de Negócios na Cach ...
7 de agosto de 2024
Setor de rochas determina me ...
30 de julho de 2024
Presidente do Centrorochas a ...
29 de julho de 2024