Riqueza geológica do Brasil brinda setor de rochas ornamentais com diversidade única de produtos

  • Home
  • Notícias
  • Riqueza geológica do Brasil brinda setor de rochas ornamentais com diversidade única de produtos

No 3º episódio do Stone Summit, convidados exaltaram a beleza e variedade de materiais naturais brasileiros. Evento discutiu ainda as oportunidades e desafios do mercado interno de rochas ornamentais.

 

De um estúdio montado na empresa Magban, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, o Stone Summit foi transmitido para todo o Brasil. O terceiro episódio da série de lives do setor de rochas reuniu um time de profissionais com negócios e serviços variados na cadeia produtiva para dialogar sobre o mercado ornamental brasileiro.

 

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, e a diretora da Milanez & Milaneze, Flavia Milaneze, conduziram o bate-papo com os convidados: Renata Malenza (Brasigran), Valdecyr Viguini (Cajugram), Tiago Calvi (CS3 Revestimentos) e Ricardo Estuqui (Nobile Marmo).

 

Conhecido pela sua excepcional geodiversidade, o Brasil conta com mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais em números estimados do setor. O empresário Valdecyr Viguini acredita que “a grande variedade de materiais do Brasil aliada à tecnologia digital trouxe dinamismo e grandes oportunidades para toda cadeia produtiva. Minha torcida é para que esta chance seja aproveitada pelos players de forma a dar maior sustentabilidade para o setor”, reforçou.

 

E esta não é uma tarefa fácil. O supervisor de vendas Tiago Calvi acredita que há um dever de casa a ser feito. “Entendo que o setor hoje ainda está no modo vender, não faz uma venda construtiva, promovendo o produto. Isso tem feito com que grande parte das rochas ornamentais sejam utilizadas de forma não adequada. Temos que começar a divulgar mais os benefícios, com essa força do conhecimento acredito que o setor dará o salto que precisa.”, pontua.

 

Somado a isto, a empresária Renata Malenza, completou que o segmento tem que aproveitar o novo perfil de clientes. “Nos últimos meses, o consumidor mudou sua forma de comprar, começou a dar valor a produtos nacionais, a comprar perto de casa e está mais exigente. Isso é muito bom, pois estamos sempre lutando pela divulgação da pedra brasileira e esse é o momento de trabalharmos com as ferramentas certas para incrementar as vendas dos produtos nacionais”.

 

Representando a base da cadeia, as marmorarias, Ricardo Estuqui lembrou da importância de um trabalho focado nos especificadores. “A gente precisa mostrar a história que nosso produto tem. Fortalecer o marketing, embasado em conhecimento e dando condição ‘de cima para baixo’ para que a gente trabalhe. Assim, conseguiremos mudar essa realidade”.

 

No encerramento do evento, Tales Machado reforçou a importância da união de todos para alavancar o setor. “Dois pontos ditos pelos convidados resumem bem o que toda cadeia de rochas precisa: acreditar e trabalhar unida. O mais difícil nós já temos, que é a diversidade geológica brasileira. País nenhum no mundo tem isso!”, concluiu.

 

Sala vip

Cem participantes do Stone Summit tiveram a oportunidade de participar de uma sala vip com o CEO da Nobile Marmo, Ricardo Estuqui, que falou sobre marketing digital para o mercado interno de rochas. Além do conteúdo extra, eles também ganharam um cupom de 20% de desconto para os cursos do portal Rochas na Arquitetura (rochasnaarquitetura.com), a maior comunidade de marmoristas do Brasil.

 

Sobre o Stone Summit

O projeto nasceu com o objetivo de conectar oportunidades e compartilhar informações e dados importantes do mercado de rochas ornamentais. O Stone Summit é uma iniciativa da Milanez & Milaneze, realizadora da Vitoria e da Cachoeiro Stone Fair, juntamente com as entidades setoriais Sindirochas e Centrorochas e conta com apoio do Cetemag, Rochativa, Simagran CE, SinRochas MG e Revista Rochas. O terceiro episódio contou com o patrocínio do Bandes e Sicoob Credirochas.

 

Clique aqui e confira na íntegra o vídeo do episódio 3 do Stone Summit.

Tags: