Maioria das exportadoras de rochas registraram crescimento em setembro deste ano

  • Home
  • Notícias
  • Maioria das exportadoras de rochas registraram crescimento em setembro deste ano

Reação foi apontada pela maioria das empresas em consulta realizada entre os dias 05 e 11 deste mês para entender os reflexos da pandemia no setor de rochas ornamentais.

 

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) realizaram uma consulta junto as empresas do setor de rochas ornamentais do Espírito Santo, maior Estado produtor e exportador do país. Com foco em entender os reflexos até setembro e visualizar as expectativas para outubro, o levantamento apontou que entre as empresas que atuam ao mesmo tempo nos mercados interno e externo, 85% indicaram crescimento no mercado internacional em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, e 56% apontaram o mesmo desempenho quando analisado o mercado interno.

 

Houve, ainda, indicação de estabilidade para 33% (mercado interno) e 15% (mercado externo). O levantamento faz parte de uma série que vem sendo realizada pelas duas entidades desde o início da crise sanitária mundial para traçar um panorama do segmento. A consulta apontou que, entre todas as participantes que atuam no mercado interno, incluindo aquelas que atuam nos dois mercados, 68% apresentaram expectativas de crescimento para outubro deste ano em relação a outubro passado e, entre aquelas que atuam no mercado externo, a expectativa é de crescimento, na mesma base de comparação, para 72% delas.

 

O levantamento apontou ainda que 64% das empresas não sentem mais os impactos inicialmente trazidos pela pandemia do Covid-19. Apesar de a maioria apontar superação ao desequilíbrio trazido pela pandemia, permaneceram alguns registros de impacto como clientes negociando prorrogação de prazos (12%), aumento na inadimplência dos clientes (10%) e a necessidade de renegociação de financiamentos (6%).

 

A recuperação sentida pela maioria das empresas reflete no quadro de pessoal, 40% dos participantes da consulta informaram ter realizado admissões em setembro. 41% das empresas apontaram ainda que realizaram admissões nos últimos meses e já estão com o efetivo maior do que o existente antes do início da pandemia. Com relação a outubro, 25% possuem expectativa de contratar neste mês.

 

A maioria das empresas participantes entendem que o cenário positivo para o setor deverá se manter em 2021, mesmo que com um ritmo menor do que o observado nos últimos meses. A consulta aconteceu via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades, entre os dias 05 e 11 deste mês. Foram recebidas 46 respostas válidas, sendo 76% de médio porte, 21% de pequenas e microempresas e 2% de empresas de grande porte. Entre elas, 59% têm atuação no mercado interno e externo, 22% têm foco no mercado interno e 20% no internacional.

 

Clique aqui e confira o material na íntegra.

Tags: