Entidades do setor de rochas promovem encontro entre ZPE’s de Aracruz e do Ceará

  • Home
  • Notícias
  • Entidades do setor de rochas promovem encontro entre ZPE’s de Aracruz e do Ceará

O Centrorochas e o Sindirochas promoveram um encontro entre as lideranças da ZPE de Aracruz e do Ceará na última sexta-feira, 24 de janeiro. A agenda teve como pauta a troca de informações entre as áreas de livre comércio internacional com o objetivo de buscar o desenvolvimento da zona de processamento de exportação capixaba e viabilizar a melhor sinergia para o transporte de rochas ornamentais.

 

O encontro aconteceu na sede do Centrorochas, em Vitória, e reuniu o presidente do Centrorochas, Frederico Robison, a superintendente, Alessandra Bertolani, o executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, o diretor da Unidade de Negócio, Celso Kohler, responsável pela prospecção de novos negócios para o Estado via ZPE-Aracruz, Sérgio Almenara representante da Marca Ambiental, que explicou sobre o recebimento de resíduos gerados na indústria de rochas ornamentais, além da comitiva cearence, Mário Lima, presidente da ZPE-CE), Sérgio Araújo de Souza, coordenador de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, e Alessandra Grangeiro, gerente de negócios industriais e de ZPE do Complexo do Pecém.

 

Segundo o diretor da Unidade de Negócio, a expectativa é que a área seja inaugurada em dois anos. “Trouxemos a área da ZPE para um espaço integrado ao porto da Suzano. Neste momento, aguardamos a liberação da empresa, parceira neste ajuste de espaços, e a liberação, de um licenciamento necessário, por Brasília. Nossa expectativa é que a ZPE seja inaugurada em dois anos, junto com o porto local”, explica. A administração da ZPE-Aracruz é uma parceria entre a Prefeitura local e o Governo do Espírito Santo. No total, o espaço contará com uma área de 1 milhão m², sendo 100 mil m² reservados para o setor de rochas ornamentais.

 

Frederico Robison, presidente do Centrorochas, acredita na importância da sinergia entre as duas ZPE’s como forma de fortalecer o transporte de rochas ornamentais. “A integração entre uma ZPE que está em operação e outra que está em fase final para implantação é positiva para perpetuidade e crescimento sustentável do modelo”, frisou. O executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, também acredita na força desta troca de informações. “O Espírito Santo é líder nacional em exportações de rochas ornamentais e as entidades do setor têm trabalhado em conjunto pela melhoria logística e de todos os processos que possam contribuir pela melhor competitividade do segmento”, completa. 

Tags: