Cetem apresenta ao Centrorochas estudos tecnológicos em andamento no ES

  • Home
  • Notícias
  • Cetem apresenta ao Centrorochas estudos tecnológicos em andamento no ES

O geólogo do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Leonardo Luiz Lyrio da Silveira, esteve na sede do Centrorochas, em Vitória, na quarta-feira, 02 de outubro, quando fez uma apresentação institucional do órgão de pesquisa tecnológica, em especial dos projetos em andamento no Núcleo Regional do Espírito Santo (NR-ES), onde atua. Participaram da reunião a superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani, os assessores técnicos Camila D’Ávila e Lucca Kascher, além da professora do Ifes Campus Vila Velha, Alice Duarte.

 

O Cetem é um instituto de pesquisa de atuação nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O NR-ES em Cachoeiro do Itapemirim tem por finalidade desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse do setor mineral do Estado, principalmente, com ênfase na sua vocação regional de maior produtor e exportador de mármores, granitos e outras rochas ornamentais brasileiras.

 

Desde a sua criação, o centro tem se dedicado ao desenvolvimento tecnológico nas áreas relacionadas com a tecnologia mineral. Entre as linhas de pesquisa seguidas estão:

– Tratamento e Aproveitamento de Resíduos de Rochas Ornamentais.

– Propriedades tecnológicas das rochas ornamentais e estudos de alterabilidade.

– Estudos de melhorias nos processos de beneficiamento e desenvolvimento de insumos.

 

Principais projetos em andamento:

– Projeto para aproveitamento dos resíduos da produção de rochas ornamentais na agricultura;

– Projeto relacionado as características tecnológicas das rochas ornamentais e o estabelecimento de uma classificação de desempenho para os usuários;

– Projeto do Ciclo de Vida das rochas ornamentais.

– Estudo sobre polimento de rochas, teste com abrasivo a base de mamona (abrasivo ecológico) e cinza da casca do arroz.

– Desenvolvimento de aplicativo digital aplicado ao setor produtivo

Tags: