Aliança entre instituições do arranjo produtivo de rochas ganha apoio dos empresários

  • Home
  • Notícias
  • Aliança entre instituições do arranjo produtivo de rochas ganha apoio dos empresários

Com integração, as principais entidades do setor de rochas ornamentais no Espírito Santo: Centrorochas, Sindirochas, Cetemag e Rochativa compartilharam estande na Vitoria Stone Fair 2020

 

Após a aliança firmada entre Sindirochas e Centrorochas pelo fortalecimento do setor e busca pelo protagonismo nacional das entidades que representam o maior volume de negócios nas exportações brasileiras nas tomadas de decisão que envolvem o arranjo produtivo, o movimento “Juntos Somos Mais Fortes”, que prima pela integração das principais instituições do setor de rochas, ganhou força com apoio dos empresários durante a Vitoria Stone Fair 2020, que aconteceu de 11 a 14 de fevereiro.

 

A integração entre as lideranças do setor acontece com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santos (Findes) e dos sindicatos patronais de Minas Gerais, Sinrochas-MG (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais), e Ceará, Simagran-CE (Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará).

 

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, aponta que, apesar de cada instituição ter sua atuação distinta, todas sempre lutaram pelo desenvolvimento do arranjo produtivo. “Esta soma de forças só vai beneficiar os empresários que terão uma representatividade mais robusta, consolidada e com um foco maior de atuação, ao mesmo tempo em que vai poupar energia, uma vez que não se estará trabalhando em paralelo pelas mesmas causas. O setor de rochas é novo, tem cerca de 60 anos, e já faz anos que buscava por este avanço em benefício de toda a cadeia produtiva. Ele merecia essa atuação de forma conjunta na busca da defesa dos interesses e na tomada de ações que levem ao desenvolvimento do setor e, com certeza, ao avanço do Estado e do País.”, afirma.

 

O Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de rochas ornamentais e exporta para 125 países de todos os continentes. O Espírito Santo é líder nacional no segmento, é o maior estado produtor e o principal exportador de chapas e blocos do País, detendo o maior parque de beneficiamento e o maior polo produtor de bens de capital para o segmento, respondendo por cerca de 82% do total do faturamento das exportações brasileiras de rochas. O presidente do Centrorochas, Frederico Robison, reforça que a união dará mais visibilidade ao setor, tanto no cenário nacional, quanto internacional. “Com esta nova linha de trabalho, as instituições irão atuar na busca de reformas essenciais tendo como ponto central o desenvolvimento sustentável de todo o arranjo produtivo, seja no mercado interno ou externo. Termos uma voz única, em consequência mais forte, nos poupará tempo e dará mais agilidade e força no desenvolvimento das demandas”, completa.

 

Sinergia entre ES, MG e CE

Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará são, juntos, responsáveis por cerca de 95% das exportações do segmento no Brasil. Na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais), Simagran-CE (Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará), Sindirochas-ES (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo) e Sinrochas-MG (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais) assinarão um Protocolo de Integração com o objetivo de atuarem em conjunto pela busca de seus objetivos. O termo será firmado durante reunião conjunta das federações das indústrias de Minas e Espírito Santo, em Belo Horizonte. Fiemg e Findes, respectivamente, formalizarão uma parceria com o intuito de defender os interesses das indústrias presentes nos dois estados. Além dos presidentes das federações capixaba e mineira, Léo de Castro e Flávio Roscoe, os governadores do ES, Renato Casagrande, e MG, Romeu Zema, também estarão presentes. O Protocolo de Integração será assinado pelos presidentes das quatro principais entidades representativas dos três maiores estados exportadores do setor de rochas no país: Frederico Robison (Centrorochas), Carlos Rubens (Simagran-CE), Tales Machado (Sindirochas-ES), e Balbino Figueiredo (Sinrochas-MG). 

Tags: